Cartografia Socioambiental

O Modelo desenvolvido pela LIBRES é uma ferramenta que prevê o registro do conhecimento coletivo, do espaço geográfico, socioeconômico,  histórico e cultural. Registra e interpreta as relações da Comunidade com os recursos naturais e a sustentabilidade.

É fundamentada na investigação – interpretação – identidade – registro com base em conhecimentos técnicos, vivenciais, culturais e históricos, permitindo assim construir um mosaico destas relações no território das Comunidades Tradicionais.

BASE LEGAL:

CONSTITUIÇÃO FEDERAL
CF 88 – Art. 216
CF 88 – Art. 225

PNDH 09 – Plano Nacional de Direitos Humanos

TALLER LATINOAMERICANO DE PESCA ARTESANAL
Punta de Tralca 4 – 8 de agosto de 2008.

Decreto Federal 6040  

 Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – PNPCT

CONVENÇÃO  169
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU

A comunidade de Ubu e Parati, Anchieta/ES, recebeu ensinamentos em torno de todos os conceitos que envolvem as comunidades tradicionais, seus direitos, a legislação, objetivos e metodologia para construir a sua própria Cartografia. Reunidos, passaram a trabalhar em cima de plantas e mapas, com o monitoramento da LIBRES. Reunidos, em grandes Assembleias, também verificaram e homologaram os tradicionais pertencentes à sua comunidade. Ao final, um documento importantíssimo foi gerado e registrado, impresso e, agora, atualizado permanentemente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário